quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

3ª Edição do Circuito de Moda e Arte agita São Paulo com multiprogramação gratuita


Começa neste final de semana a 3ª Edição do Circuito de Moda e Arte, idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central, com apoio institucional do São Paulo Fashion Week (SPFW), que vai agitar a cidade com uma série de atividades variadas e gratuitas ao público. A maratona cultural inicia oficialmente no dia 15 de janeiro, com eventos na Aliança Francesa (unidades Brooklin, Jardins-Trianon e Centro) e Casa das Rosas, e prosseguirá até o dia 20 de fevereiro com atividades no Cinema Reserva Cultural e Centro Cultural Banco do Brasil.

O objetivo do Circuito é promover acesso democrático à cultura da moda, por meio de atividades abertas à população. O evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Aliança Francesa e Rhodia, além do apoio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.

A Aliança Francesa do Brooklin abre a multiprogramação do ciclo com a exposição coletiva “Cinema Desenhado”, composta por desenhos e ilustrações gráficas, inspiradas nos filmes da Mostra Cinema de Moda do Centro Cultural Banco do Brasil, assinadas por 25 artistas conceituados, entre eles, Guilherme de Faria, Spacca, Flávio Del Carlo e Cristina Campana.

Na unidade Jardins-Trianon, o destaque é a exposição “La Sape”, do fotógrafo congolense, Baudouin Mouanda. Em suas fotos, Mouanda, considerado um dos mais renomados fotógrafos africanos da nova geração, retrata o cotidiano e a elegância irreverente dos sapeurs, termo usado para denominar dândis africanos, que há mais de 25 anos se exibem nas ruas pobres de Brazzaville, capital do Congo, e de diversos bairros africanos de Paris e Londres.

Já a Aliança Francesa do Centro promoverá a Mostra Cinema de Moda com exibições dos filmes “O Clã das Ádagas Voadoras” e “O Último Metrô”. Complementando as exibições, Cláudio Rocha, da revista Tupigrafia promoverá oficina prática, direcionada à impressão de tipos em camisetas trazidas por participantes. Destaque da Casa dos Criadores, o estilista Mário Francisco, da grife de moda masculina Dermetropol, encerra a programação da unidade com a palestra sobre processo criativo da moda contemporânea.

A Casa das Rosas apresenta a 9a edição da mostra itinerante “Roupa de Domingo”. A exposição reúne fotos, pinturas, ilustrações e outras obras em artes visuais, tendo como temática poesia e prosa, de artistas de renome como Cláudio Rocha, tipógrafo e editor da revista Tupigrafia, a publicitária Magy Imoberdorf, a poetisa Paula Valéria de Andrade; designer gráfica do Circuito, Mônica Jackson, entre outros.

O Cinema Reserva Cultural promete animar as manhãs de domingo com sessões de filmes acompanhadas de café da manhã francês e mesa-redonda sobre moda e arte. No dia 16, está programada a exibição de “Coco Chanel & Igor Stravinsky” e mesa-redonda “Circuito de Moda e Arte”, com as participações de convidados ilustres como Antonio Carlos Sartini (diretor do Museu da Língua Portuguesa), representante do Centro Cultural Banco do Brasil, de Cecira Armitano (museóloga e curadora independente em arte contemporânea) e de Maurice Nahory (diretor geral da Aliança Francesa).

Outro destaque do cine é a exposição “Passagem”, do fotógrafo Drago, com dez imagens do cotidiano e o comportamento dos personagens da av. Paulista, cartão-postal de São Paulo. A exibição do filme “Brilho de uma paixão” (dia 20/02) e mesa-redonda sobre moda contemporânea brasileira com convidado surpresa encerram a programação com chave de ouro.

A partir do dia 18, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta a Mostra Cinema de Moda com exibições de 30 filmes selecionados por grandes nomes do mundo da moda como os estilistas Reinaldo Lourenço e Dudu Bertoline, o jornalista César Giobbi, o consultor de luxo Carlos Ferreirinha, entre outros. No dia do aniversário de São Paulo, haverá palestra “História da Moda na Cidade de São Paulo”, com historiador João Braga. E no dia 28, o desfile “Por mares nunca dantes navegados”, dirigido por Jô Souza (professora de produção de moda da Faculdade Belas Artes) promete parar o centro com figurinos inspirados nas poesias de Camões e Fernando Pessoa, criados por novos estilistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...