terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Sobre o 8 de Março.
 
Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs, na 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação do Dia Internacional da Mulher, celebrado inicialmente em datas diferentes, de acordo com o calendário de lutas de cada país. A ação das operárias russas no dia 8 de março de 1917 é a razão mais provável para a fixação desta data como o Dia Internacional da Mulher. Com a revolução, muitos direitos foram conquistados, como o voto, a elegibilidade feminina e o direito ao aborto. Em 1922, a celebração internacional foi oficializada e o 8 de Março se transformou na data símbolo da participação das mulheres para transformarem sua condição e a sociedade como um todo.

Atividades de celebração do Dia Internacional da Mulher

Passeatas

Bloco "Adeus, Amélia!"
Data: 8 de março (terça-feira de carnaval)
Concentração: 14 horas
Local: final do elevado Presidente Artur da Costa e Silva, o Minhocão (próximo à Avenida Francisco Matarazzo).
 
Passeata do Dia Internacional da Mulher
Data: 12 de março (sábado)
Concentração: 9h30
Local: Centro Informação Mulher, na Praça Roosevelt (R.Consolação, 605)
 

Programação Especial - Mulher

Em março, diversas bibliotecas oferecem uma programação cultural em homenagem a mulher, que tem seu dia comemorado anualmente a 8 de março.

Biblioteca Alceu Amoroso Lima - O Centenário de Maria Bonita
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e em celebração dos 100 anos de nascimento de Maria Bonita no dia 8 de março de 1911, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima e O Autor na Praça convidam para uma mesa de discussão com Antonio Amaury Corrêa, pesquisador e escritor de Cangaço, e a psicóloga Nalu Faria, representante da Marcha Mundial das Mulheres e integrante da Sempreviva Organização Feminista. Para completar a programação haverá exibição de documentários e leituras de textos.
Dia 11 às 19h30

Exposição Feminino, Força da Natureza
Pinturas e desenhos da artista plástica Leila Monsegur, onde o feminino é tanto imagem simbólica quanto força expressiva, força criativa e movimento, partindo das múltiplas facetas que encobrem/descobrem os arquétipos.
De 12 março a 8 de abril, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h

Abertura da exposição Feminino, Força da Natureza
Na abertura da exposição será realizado o encontro de leitura Eléia Leu, sobre textos das escritoras Hilda Hilst, Pagu, Simone de Beauvoir, Clarice Lispector, Victoria Ocampo, Beatriz Guido, entre outras. Com a condução dos poetas Gabriel Kerhart e Gabriel Kolyniak.
Dia 12 às 18h
 
Biblioteca Thales Castanho de Andrade - Roda de Leitura
Vozes femininas da nossa literatura
Com Edna Bolanho Simões Roda de leitura das obras de grandes escritoras brasileiras. Haverá muita prosa, muito verso e um interessante bate-papo. Livre.
Dias 15, 22 e 29, 3ª feiras, às 10h e às 14h

Biblioteca Belmonte - Centro de Mulheres Escritoras em Santo Amaro
O auditório Kiyomi Oba mais uma vez é palco para debate e reflexão sobre a presença da mulher na literatura. A Biblioteca Belmonte reúne escritoras e Associações de mulheres da região. Participação das escritoras Leda Kraml, Isaura Camila Borges e Castro, Marília do Céu, Natália Ayek, Mara Cedro e Ivani Magalhães.
Dia 16 às 10h

Contação de História - Penélope, Sherazade, Ariadne, Joquebede e Savitri:
Mulheres Coragem!
Com Antonia Andréa de Sousa e Iracy Vivan Cardoso Narração de contos épicos, bíblicos e mitológicos nos quais a presença da mulher dá o tom desde a introdução ao clímax da história. Público adulto.
Dia 23 às 15h
 
Biblioteca Viriato Corrêa
A mostra de cinema Mulheres Fantásticas tem como ponto central mulheres de todos os tempos e culturas que demonstram força, determinação, delicadeza, inseguranças e alguma malícia.

MOSTRA MULHERES FANTÁSTICAS
Março de 2011

Mostra de filmes que tem como ponto central mulheres de todos os tempos e culturas que demonstram força, determinação, delicadeza, inseguranças e alguma malícia.
Salas equipadas com projeção eletrônica e som 5.1

Wendy e Lucy - Dia 11 às 16h
Wendy and Lucy, EUA, 2008, 80 min, cor, legendado, DVD
Direção: Kelly Reichardt.
Elenco: Michelle Williams, Will Patton, Will Oldham
Wendy partiu da sua casa no Indiana rumo ao Alaska, na companhia da cadela Lucy, na esperança de arranjar um emprego de verão numa fábrica de conservas de peixe. Quando o carro avaria, perto de Portland, Oregon, a precária condição financeira de Wendy entra em colapso e Wendy vê-se obrigada a enfrentar uma série de desafios que não esperava. 12 anos.
 

Simplesmente Alice - Dia 11 às 18h e 26 às 16h
Alice, EUA, 1990, 100 min, cor, legendado, DVD
Direção: Woody Allen.
Elenco: Mia Farrow, William Hurt, Alec Baldwin
Mulher da classe média alta sente-se entediada com o seu casamento e acaba se apaixonando por um músico. Na procura da felicidade encontra um acupunturista, que lhe dá estranhas e misteriosas ervas, que provocam reações inusitadas. 14 anos.

 
O Céu de Suely - Dia 12 às 16h e  27 às 18h
Brasil, 2006, 90 min, cor, DVD
Direção: Karim Ainoüz.
Elenco: Hermila Guedes, Maria Menezes, Zezita Matos
Jovem volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para a casa de sua família, no interior do Ceará. Lá, espera a chegada do marido, que nunca volta. Sozinha, ela tenta reinventar sua vida, mantendo o sonho de ir embora para o lugar mais longe possível. Para conseguir, precisa de dinheiro e, então, resolve fazer uma rifa. 16 anos.

 
Erin Brockovich, uma Mulher de Talento - Dia 12 às 18h
Erin Brockovich, EUA, 2000, 130 min, cor, legendado, DVD
Direção: Steven Soderbergh.
Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Conchata Ferrell
Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. 14 anos.
 

Sylvia, Paixão Além de Palavras - Dia 18 às 16h
Sylvia, Inglaterra, 2003, 110 min, cor, legendado, DVD
Direção: Christine Jeffs.
Elenco: Gwyneth Paltrow, Daniel Craig, Jared Harris
A história de Sylvia Plath, uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes, por quem se apaixona e vive um longo romance. 14 anos.


O Diário de Bridget Jones - Dia 18 às 18h
Bridget Jones's Diary, Inglaterra, 2001, 132 min, cor, legendado, DVD
Direção: Sharon Maguire. Elenco: Renée Zellweger, Hugh Grant, Colin Firth
Aos 32 anos, Bridget Jones é uma mulher frustrada, insegura e cheia de problemas e vícios. Decidida a dar uma reviravolta em sua vida, ela toma uma série de resoluções e passa a contar em um diário os passos desse novo caminho. Aos poucos, Bridget acaba se envolvendo em um triângulo amoroso com seu colega de trabalho e um advogado, que na verdade, já são rivais ha muito tempo. 14 anos.
 

Orgulho e Preconceito - Dia 19 às 16h
Pride & Prejudice, Inglaterra, 2005, 127 min, cor, legendado, DVD
Direção: Joe Wright. Elenco: Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Judi Dench, Brenda Blethyn
Na Inglaterra, cinco irmãs são criadas sob os conselhos da mãe para que arranjem bons casamentos, que lhes garantam um futuro tranqüilo. A rotina delas começa a mudar quando um solteiro rico se instala em uma mansão vizinha, ao lado da irmã e de seu melhor amigo. Livre.

 
Atração Fatal - Dia 19 às 18hs
Fatal Attraction, EUA, 1987, 119 min, cor, legendado, DVD
Direção: Adrian Lyne.
Elenco: Glenn Close, Michael Douglas, Anne Archer
Um homem casado tem um caso de uma noite com uma mulher enquanto sua esposa e sua filha estão fora da cidade, mas a amante quer mais do que isso e passa a perseguir a família. 16 anos.
 

Sabrina - dia 20 as 18hs
Sabrina, EUA, 1995, 127 min, cor, legendado, DVD
Direção: Sydney Pollack.
Elenco: Julia Ormond, Harrison Ford, Greg Kinnear
Família comanda um império onde um irmão trabalha alucinadamente e o outro nem vai ao escritório. Dentro deste contexto a filha do motorista da família retorna para casa, após ficar dois anos em Paris, e volta como uma mulher elegante e sofisticada, atraindo o filho playboy por quem sempre foi apaixonada. Livre.

 
Melinda e Melinda - Dia 25 às 16h
Melinda and Melinda, EUA, 2005, 99 min, cor, legendado, DVD
Direção: Wood Allen.
Elenco: Will Ferrell, Neil Pepe, Stephanie Roth Haberle, Radha Mitchell
Quatro sofisticados nova-iorquinos se encontram para jantar em uma noite chuvosa. Uma história contada durante o jantar dá início a uma conversa entre Max (Larry Pine) e Sy (Wallace Shaw), dois escritores, que passam a discutir a dualidade do drama humano através das máscaras da tragédia e da comédia. Os dois escritores passam então a desenvolver duas histórias, uma cômica e outra trágica, protagonizadas por uma mulher chamada Melinda (Radha Mitchell). 14 anos.



O Diário De Bridget Jones - No Limite Da Razão - Dia 25 às 18h
Bridget Jones: The Edge of Reason, Inglaterra, 2004, 108 min, cor, legendado, DVD
Direção: Beeban Kidron. Elenco: Renée Zellweger, Hugh Grant, Colin Firth
Bridget Jones está namorando firme Mark Darcy há 6 semanas. O que deveria ser um sonho se transforma em dúvidas e incertezas quando ela passa a questionar o que deve fazer para manter o homem de seus sonhos ao seu lado. A situação fica ainda pior após a contratação da nova colega de trabalho de Mark, de quem Bridget morre de ciúmes, e o reaparecimento de Daniel Cleaver, seu ex-chefe mulherengo, que volta a assediá-la. 14 anos.

A Troca - dia 26 as 18hs
Changeling, EUA, 2008, 141 min, cor, legendado, DVD
Direção: Clint Eastwood.
Elenco: Angelina Jolie, Gattlin Griffith, John Malkovich
Los Angeles, março de 1928. Christine Collins, uma mãe solteira, se despede de Walter, seu filho de 9 anos, e parte rumo ao trabalho. Ao retornar descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele. 16 anos.


 
Já em Guarulhos, o Centro de Terapias Naturais e Complementares, da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, preparou atividades especiais e gratuitas com vagas limitadas.

Programação

A programação começa nesta quarta-feira (2), às 13h, com a terapia comunitária, que será realizada também nos dias 9, 16, 23 e 30, no Centro de Terapias, que fica na rua Conde Francisco Matarazzo, 94, Vila Zaira. A palestra Mulher Transformadora terá como tema a Cozinha Macrobiótica e será ministrada no mesmo local, no dia 10, das 13h às 14h.

No dia 14, acontece no Centro de Terapias, das 14h às 16h30, a oficina de reaproveitamento de materiais como bijuterias e fuxico (técnica que aproveita restos de tecido para criar e customizar roupas, acessórios e objetos).

Para aqueles que gostam de yoga haverá aulas ao ar livre, nos dias 15, 22 e 29, na Grande Tenda, no Bosque Maia, situado na avenida Paulo Faccini, s/n. A saúde da mulher será abordada em palestra no dia 17, das 13 às 14 horas, no Centro de Terapias, que promete esclarecer dúvidas relacionadas à Tensão Pré-Menstrual (TPM), candidíase e menstruação.

Quem comparecer ao Centro de Terapias, nos dias 18, das 17h às 18h30, terá a sua disposição dicas de postura, automaquiagem e como melhorar a autoestima, e em 24 de março, das 13h às 14h, receberá informações de como perder o medo de falar em público, melhorar a entonação da voz e a respiração.

Para encerrar no dia 31, a palestra Música e Dança como Terapia Complementar das 13h às 14h, que fica na rua Conde Francisco Matarazzo, 94, Vila Zaira. O órgão também realizará durante todo o mês diversas ações sociais como massagens terapêuticas, reflexologia, em atividades do evento Prefeitura nos Bairros e diversos locais como no Céu Pimentas, Teatro Adamastor Centro, dentre outros.

Serviço

Mais informações pelo telefone do Centro de Terapias Naturais 2408-1366

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...