sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Identidade Feminina" traz obras de mulheres dos séculos XX e XXI

O Memorial da América Latina e o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM) promovem de 23 de fevereiro a 27 de março a exposição Identidade Feminina

Em nova parceria com o IVAM – Instituto Valenciano de Arte Moderna, que todo ano traz exposição ao Memorial da América Latina, a Galeria Marta Traba promove a mostra Identidade Feminina – Obras da Coleção do Institut Valencià d'Art Modern (IVAM), um projeto internacional que faz parte das atividades da Associação “Women Together” do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, e do programa de “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, firmado no ano de 2000 por 189 países e ratificado no ano de 2010. São 39 obras de artistas mulheres, em um recorte da coleção valenciana de arte moderna e contemporânea, celebrando a ascensão feminina.

A História da mulher na Arte, após séculos de marginalização sofrida e sentida por todo o gênero, se tornou mais evidente do último século pra cá, proporcionando inovações no conceito de arte, até então em vigor. A mostra reúne importantes obras desse período de transição, da discriminação habitual dos milênios já passados até a atual situação da mulher no mundo, a luta e conquista pela igualdade de direitos e a contínua busca por respeito intelectual.

A curadora Consuelo Císcar, Diretora Executiva do IVAM, encontrou nas obras de autoria de mulheres artistas, temas, formas e ideias que costuram a arte contemporânea e os desafios que impulsionam o dito “sexo frágil” a modificar a sociedade dos próximos milênios. Com uma seleção de fotografias, pinturas, desenhos, instalações e objetos, a Mostra delicadamente faz convergir o tema de protesto e da poética, do documental e do sensível, da leveza e da denúncia, e assim trabalha a questão da crise da identidade global por meio de uma linguagem universal, apátrida e esclarecedora: a arte contemporânea.

Com obras dos séculos XX e XXI, a mostra Identidade Feminina, com um olhar sutil e agudo sobre a arte e a vida, desfila as obras destas artistas, espelhando a própria história contemporânea da sociedade, com toda a beleza, rupturas e crítica incluídas no termo, e é o ponto de partida para a reflexão sobre o que será e como será trilhado o caminho para um momento futuro em que não haja mais necessidade de se lutar por igualdade.

Serviço:
Abertura dia 22 de fevereiro de 2011, às 19h30
Período de 23 de fevereiro a 27 de março de 2011.
De terça a domingo, das 9 às 18h

Galeria Marta Traba
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portões 1, 5 e 6.
Estacionamento (pago): portão 8 e gratuito na abertura pelo portão 6.
Informações: 3823.4708 Fax.: 3823 4706
galeria@fmal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...